Nos últimos dias registramos quase diariamente uma morte no trânsito da nossa querida capital. O número é assustador, pois nos transforma em um dos estados mais perigosos para se trafegar pelas ruas, ao considerarmos a proporcionalidade de pessoas e de veículos. Esse problema deve ser central nas eleições de 2024, em nossa municipalidade, ao invés da xenofobia como querem nossos magnatas edis do serviço público.
Primeiro, tenho que trazer a responsabilidade de cada um de nós, especialmente os cidadãos e as cidadãs que trafegam por nossas ruas sem carteira de habilitação, transformando nosso caótico trânsito em um globo da morte. Outro ponto importante a ser analisado consiste na combinação álcool, drogas e direção. Essa relação impõe graves riscos à vida das pessoas, sendo ao lado do desconhecimento das regras de trânsito um dos importantes indicadores de mortalidade nas vias urbanas.
Nossas madrugadas transformaram-se em uma roleta russa. Ao necessitar circular pela cidade entre as 24h e 6h nos colocamos em sério risco de não conseguir retornar para casa. No entanto, vemos o escárnio transfigurar seus tentáculos ceifadores da vida aos horários de grande fluxo de veículos. Onde, a necessidade de chegar o mais rápido possível impõe para muitos motoristas o desrespeito aos limites de velocidade, ou mesmo, cometem imprudências como ultrapassagens ilegais e desrespeito a normas gerais do trânsito.
Eu mesmo já fui vítima de bebida e veículo. Um motorista completamente embriagado resolveu cortar uma via arterial sem respeitar a placa de pare, colocando em risco a sua vida, a minha e a do meu filho mais novo. O pior é que essa pessoa continua a dirigir pela cidade, espero não ter feito outras vítimas, pois a investigação não andou, o processo não existiu, a impunidade tornou-se o centro nevrálgico destes tipos de crimes que além das perdas materiais, impõe muitas vezes sequelas ou perda de vidas.
No entanto, reduzir a responsabilidade do caos que se transformou nosso trânsito a irresponsabilidade das pessoas é simples, além de não encarar a incapacidade administrativa do Mamulengo, do palácio 9 de julho, como a principal responsabilidade a ser concretamente identificada neste processo aterrorizante que transforma nossas vias de sangue em locais de lamentos de inúmeras famílias.
É preciso denunciar que desde a gestão de 2013, o MDB priorizou investimento em segurança pública. A ampliação no número de soldados na guarda municipal foi uma decisão administrativa, relegando a um segundo plano os investimentos na segurança do trânsito. Correr atrás de bandido e fazer policiamento ostensivo é uma responsabilidade de Antônio Dinheiro que governa Roraima. O município possui competência administrativa em empreender políticas públicas na gestão do tráfego. Essa realidade que inverteu a lógica das responsabilidades impõe um setor de monitoramento e fiscalização viária deficitário, com número reduzido de profissionais e sem recursos ao desenvolvimento de atividade de repressão e educação.
Os acidentes de trânsito figuram entre um dos principais indicadores das mortalidades por causas externas, nossa segunda indicador de morte em Roraima. No entanto, não vemos os recursos arrecadados com multas serem direcionados a campanhas educativas e de prevenção. Sabe por quê? Devido outra decisão administrativa da gestão municipal que resolveu terceirizar a operacionalidade da gestão dos pardais e lombadas eletrônicas, para algum conhecido paulista, fazendo com que os recursos que deveriam fomentar campanhas educativas fossem irrigar os cofres de empresas privadas.
No entanto, os problemas centrais da responsabilidade municipal pelas mortes em nossas vias encontram-se no que se chama de engenharia de trânsito. É inconcebível que a Prefeitura Municipal não obedeça o mínimo das normatizações expressas no código brasileiro de trânsito (CTB). Acredito que a responsabilidade em torno desta questão, que tratarei abaixo, foi a famigerada zona azul que previa a cobrança dos boavistenses por estacionarem em vias públicas. Os amigos que ganharam a licitação para operar a arrecadação milionária - suspensa pela justiça - resolveram ocupar toda a guia das ruas como estacionamento.
Segundo o CTB o estacionamento na faixa de 5 metros de uma esquina é infração e coloca em risco a trafegabilidade, expondo a acidente, consequentemente a perda de vidas de motoristas. A infração média, prevista no inciso I, do artigo 181, deveria ser atribuída ao Mamulengo, por permitir e espalhar pela cidade delimitações de estacionamento que não respeitam a norma de trânsito, impondo aos motoristas terem que adentrar na via para ter completa visão da circulação de veículos. Criminosa essa gestão que só pensa no lucro dos amigos.
O pior é que a lógica se espraia para nossas faixas de pedestres. Várias são as vias onde as delimitações para estacionamento estendem-se até o limite da faixa de pedestre, impedindo que o condutor tenha completa visibilidade se alguém que pretenda atravessar a rua. Crianças e idosos são expostos a riscos diários de vida, em virtude da inadequada, ou melhor, criminosa gestão viária da nossa cidade Boa Vista. A visibilidade é um fator fundamental a trafegabilidade, qualquer dificuldade imposta artificialmente coloca a vida de pessoas em risco, pior é quando o poder público transforma essas ilegalidades em procedimentos normais. A exemplo de postes de iluminação ou controle de velocidade em canteiros centrais que dificultam a visão de motoristas. Por isso, a responsabilidade é da municipalidade.
A desregulamentação virou moda. Recentemente o vereador Sandro Baré colocou um vídeo celebrando uma lei que permite a motoristas passarem por sinaleiras na cor vermelha a partir das 22h. Esse horário é um dos picos de trafegabilidade, pois trabalhadores e estudantes deslocam-se nestes horários. Acredito que após a 1h da manhã possamos ter essa medida, em horário anterior é ampliar os riscos de morte no trânsito boavistense.
Finalmente, a gestão municipal começou a interromper o cruzamento de veículos por avenidas arteriais, fundamental para uma melhor gestão da trafegabilidade. Porém, não adianta tomar medidas pela metade, demonstrando a incompetência administrativa no setor. O fechamento dos acessos na avenida Major Williams foi importante, porém manter ainda a possibilidade de contorno a partir da via é um erro, transformando em um caos a circulação veículos. A adoção de contornos de acesso local e para vias coletoras, em forma de ‘U’ são essenciais em todas as vias arteriais de nossa cidade.
Espero que esse seja um dos temas debatidos em nossas eleições. Precisamos, além de melhorar a gestão do trânsito, entregue hoje a labaredas do salve-se quem puder, é necessário remodelar nossas avenidas de grandes fluxos de veículos. Sem estacionamentos criminosos como o colocado pela prefeitura após o semáforo da avenida capitão júlio bezerra, com major williams para atender os interesses da Casa Perin. Vias arteriais não podem ter estacionamento ao longo da guia, se crie recuos nas calçadas para esse fim, respeitando lógico os pontos de entrada das vias locais ou coletoras nessas grandes áreas de circulação, ou seja, uma distância mínima de 5 metros das esquinas.
Por fim, necessito falar de outra incoerência que vivemos pelas ruas de nossa cidade. Uma via coletora, ou mesmo uma via arterial, possui sentido principal durante 99% de seu trecho, num determinado momento, ela deixa de ser preferencial, para ser secundária. Não é admissível que essa barbeiragem ainda continue a existir, com aval do Mamulengo, pela nossa cidade, colocando vidas em risco e levando trabalhadores a terem despesas com gastos materiais em orçamentos familiares que não suportam essa pressão financeira.
Precisamos em 2024, transformar nossa gestão viária em um dos temas centrais a serem debatidos nas eleições. Lembro que é dificultador querer reorganizar a desorganização e imprudência que se transformou nosso trânsito, sem também redefinir nosso sistema de transporte público de massas. Enquanto, éramos 300 mil o uso do transporte individual - para quem tinha resolveu o problema - agora que chegamos perto de 1 milhão de pessoas, com 82% delas em Boa Vista, precisamos formular soluções que permitam o readequamento do tráfego e das concessões individuais de transporte de massas, caso contrário veremos nossos dias transformarem-se em dias de desespero devido a incompatibilidade de veículos e a circulação pela cidade.
PL Roraima
O Presidente do PL em Roraima, em entrevista ao panfleto radiofônico da extrema direita roraimense, chorando lágrimas de crocodilo afirmou que 08 de janeiro de 2023 deve ser enaltecido como um dia de defesa da democracia. Esse cidadão deve responder por esse seu ato, até porque, afirmou que era para ter participado das manifestações que depredaram a sede dos três poderes e conclamava um golpe de estado. O presidente do PL de Roraima ainda afirmou que a esquerda defende uso de drogas por nossas crianças e que crianças possam ser assassinadas pelas suas mães. Seria importante a interpelação judicial dos partidos de esquerda desta pessoa que reproduz um discurso mentiroso como prática política.
ONU
Aos 78 anos de criação a entidade, supostamente criada para promover o processo de integração e solução de conflitos, enfrenta um de seus piores momentos de credibilidade. O fio condutor deste processo consiste no anacronismo do conselho de segurança, estrutura da organização integrada por EUA, Rússia, China, Reino Unido e França, que possui direito de veto em resoluções da entidade. Não é possível que a lógica da guerra fria continue a moldar o mundo multipolar que vivemos. O presidente Lula, ao lado de outros chefes de estado, acertam ao cobrar a remodelação do conselho de segurança, propondo ampliação das representações, contemplando outros continentes e os países em desenvolvimento, além de acabar com a figura do veto no organismo.
Hoje, teremos uma nova reunião do conselho de segurança, cuja presidência temporária é exercida pelo Brasil que integra o grupo de 10 países convidados a cada 2 anos a integrar o colegiado. O assunto central é a esclada genocida do exército sionista de Israel sobre a faixa de Gaza, onde crianças, mulheres e adolescentes perdem a vida aos milhares. Ação já caracterizada, pela própria ONU, como crime de guerra e que se apresenta como uma limpeza étnica. É lamentável vermos o povo judeu tão judiado pelo nazismo, ter um governo de extrema direita que promova as mesmas práticas contra um outro povo. O sionismo é uma doutrina tão nefasta quanto foi o nazismo, pois prega a superioridade de um povo sobre os demais, o pior é vermos a extrema direita no mundo adotar essa premissa como prática política, especialmente no Brasil, onde o neopentecostalismo se apresentar como defensor do Estado de Israel, inclusive com os fiéis se apresentando como israelitas.
Cotas
O senado federal aprovou a nova Lei de Cotas no último dia 23/10/2023. A proposta amplia por 10 anos o acesso às instituições de ensino superior federais de negros, negras, indígenas e deficientes, agora temos o incremento de quilombolas. A cota racial ou de deficiência é consumada sobre novos paradigmas, no entanto sua correlação com as famílias de baixa renda continuam a existir, ficando a critério das IFES a definição de suas normatizações.
A novidade para Roraima foi os senadores Mecias de Jesus e Hiran Gonçalves, respectivamente dos partidos Republicano e PP, terem votado a favor do requerimento 950/2023, submetido por Flávio Bolsonaro, que apresentava um substitutivo, retirando a menção de cotas para indígenas, negros, negras e deficientes da lei que estava sendo votada. Os dois senadores de Roraima votaram a favor da proposta, confrontando melhores condições de acesso destas frações populacionais ao ensino superior, ou seja, votaram contra o direito dos filhos e filhas da classe trabalhadora roraimense entrarem nas universidades.
Extremismo
O partido de extrema direita Alternativa para Alemanha (AfD) que teve a neta de Hitler recebida em 2021 pelo ex-presidente Bolsonaro amplia sua participação eleitoral. O movimento da extrema direita é internacionalista, sustentando e acomodando suas elaborações teóricas às realidades objetivas de cada país. Na Alemanha, vários partidos extremistas coadunam com o nacionalismo, a perseguição ao imigrante, entre outras teorias persecutórias de direitos as minorias. O partido AfD que é vinculado por parte da imprensa e por seus símbolos e discursos como herdeiro do nazismo detém algo em torno de 20% das intenções de voto nacionais. Em junho, do corrente ano, conseguiram uma primeira vitória importante, ao ganhar a administração de uma cidade importante na região da Turíngia, leste do país. O crescimento do extremismo de direita necessita ser enfrentado no ocidente, especialmente na América do Sul, onde sua organização política dialoga com a possibilidade de se romper com a laicidade do estado, impondo uma teocracia, como fez o estado de Israel em 2018, ao aprovar o supremacismo judaíco sobre as outras religiões. Isso é um caminho muito perigoso.
Bom dia com alegria.
Fábio Almeida
fabioalmeida.rr@gmail.com
Comments