top of page
Foto do escritorFabio Almeida

13/12/2021

O Brasil é um país que não levou a cabo a revolução democrática burguesa que varreu os espaços geográficos, entre o final do século XVIII e início do século XX. Nossa República exportadora de matéria prima, transformou-se numa nação que apresenta um dos maiores níveis de concentração de renda e riqueza do mundo.

Relatório publicado em 07/12/2021, pelo Laboratório de Desigualdades de Mundiais, ligado a escola de economia de Paris, apresenta uma radiografia da desigualdade no mundo. O Brasil aparece, entre 100 nações, como a 2ª mais desigual. Nas terras dos privilégios aristocráticos, os 10% mais ricos concentram 59% da renda nacional. E quem são estes 10% na pesquisa? Todos aqueles que possuem renda acima de R$ 253 mil anuais. Enfim, mais da metade da renda nacional encontra-se nas mãos de poucos. Enquanto, 20 milhões se passam fome e 120 milhões possuem insegurança alimentar.

Quando olhamos os dados sobre concentração da riqueza a disparidade é gigantesca, entre os mais pobres e os mais ricos. Os 50% mais pobres detém 0,4% da riqueza financeira (ativos financeiros e não financeiros, exemplo propriedades). Já os 10% mais ricos ficam com 80% dessa riqueza, sendo que aqueles super-ricos, 1% de exploradores, concentram 48,9% da riqueza nacional.

Essa é a realidade do sistema capitalista, principalmente em um país que não teve a coragem de implantar as principais premissas da revolução burguesa que consistia na reforma agrária e na taxação de fortunas. Isso, a elite política brasileira é tão atrasada e opressora que pautas burguesas transformaram-se em demandas da centro esquerda e esquerda brasileira.

Precisamos, no entanto, encontrar capacidade de mobilizar a classe trabalhadora para enfrentar esse fosso que nos impõe sofrimento, fome e ausência de moradia. Não cansados de garantir lucro, com o suor do nosso trabalho, o governo neoliberal de Bolsonaro, preconiza com a PEC 32 privatizar o acesso da classe trabalhadora aos serviços públicos de forma generalizada. Em 2020, com a Lei 14.026, abriu o sistema de fornecimento de água para iniciativa privada. ISSO MESMO! NOSSA ÁGUA SERÁ PRIVATIZADA. Agora, com a PEC 32 tenta com o artigo 37-A inserir na Constituição Federal que Governos podem destinar equipamentos e serviços públicos para exploração pela iniciativa privada.

O intuito destas medidas consistem apenas na tentativa de ampliar a renda e a riqueza daqueles 10% que vivem de usurpar os impostos caros que a classe trabalhadora paga na compra de produtos e no pagamento de serviços públicos ou privados. É nosso suor que proporciona estes 1% poderem rir com isenção de ICMS do Caviar, enquanto recolhemos ICMS para comprar 1kg de osso, pois não temos dinheiro para comprar nem uma dúzia de ovos. Basta.

 

LEI 300 abre caminho a privatização

Acompanhando o mentor (KKKK), Bolsonaro possui um Governador que afirmar seguir os passos dele, esse administrador é Antônio Denarium. E segue direitinho os ataques aos trabalhadores. Bolsonaro aumentou a alíquota do recolhimento previdenciário para 14%, Denarium foi lá e cravou a garfada também. Bolsonaro apoia o criminoso garimpo em terras indígenas, Denarium acinte com a prática destruidora de vidas e do meio ambiente. Com a proposta de PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA, Denarium não ficou para trás, aprovou a Lei 300/2021 que cria um bloco regional com os 15 municípios, primeiro passo para privatização da oferta dos serviços. Com a palavra os Prefeitos Municipais que são os responsáveis constitucionais, pela gestão dos serviços de saneamento básico. Permitirão vocês Prefeitos que nossa água se transforme em mercadoria e priorize o lucro de poucos, ao direito a água de todos?

 

Um repeteco de uma aliança política

Na última sexta-feira muitos se surpreenderam entre o estabelecimento de uma aliança política, pautada em interesses recíprocos, efetivada entre a família de Romero Jucá e a de Neudo Campos. Essa aliança já foi editada alguns anos atrás, quando da reeleição do então mamulengo de Teresa Surita, Iradilson Sampaio. Lembram! Suely foi vice de Iradilson, isso nos idos anos de 2008. Agora, os nada ilibados representantes da política roraimense Neudo e Jucá alinhavam os bigodes e pactuam a divisão do Estado. Sobrará para nós.

Teresa uma candidata competitiva, defensora da PONTE PARA O FUTURO (Leiam para saber o que pensa ela sobre o Estado), não ganhará o governo apenas com os votos de Boa Vista. Preocupada com a distribuição indecorosa de dinheiro feita por Denarium nos últimos dias, resolveu reeditar a aliança entre os fidalgos (filhos da apropriação do Estado para interesses particulares) a fim de garantir uma entrada mais sólida nos municípios do interior.

Já Neudo Campos abrirá espaços de gestão para sua prole retornar aos berços graciosos da administração pública, algumas fontes falam da negociação de candidatura, mais o que veremos mesmo será o mamulengo, da atualidade, que senta no Palácio 9 de Julho, abrir espaços para inserção das indicações de Neudo. As quais, inclusive, podem ocupar espaços nos cargos federais que Romero Jucá mantém no governo Bolsonaro.

Agora, ficou ridícula a situação a que expuseram a senhora Suely Campos. A ex-Governadora não foi autorizada a participar do “ACERTO”. Acreditam Neudo, Teresa e Jucá que a população não lembra o que foi os 4 anos de Governo da Suely Campos (PP). Opa! Quase esqueço o PP, partido do Governador dos ricos, Antonio Denarium. A época do trágico Governo de Suely Campos, acusada por Jucá de pertencer a um “Grupo de Bandidos” e por Teresa de “Incompetente”, o PP era Presidido, pelo Deputado Chorão (Hiran Gonçalves). Enfim, a tragédia para o povo roraimense será votar em qualquer destes agrupamentos, organizados apenas para defender privilégios e interesses de uma pequena parcela da sociedade.

 

A Centro-Esquerda e a Esquerda em Roraima?

As direções partidárias da centro-esquerda e da esquerda de Roraima continuam a aproveitar a Cruviana e as chuvas – que caem em demasia, mantendo nossos rios cheios – e dormem na Capitiana. Esperando, acredito eu, que possa a população levantar a voz e contestar este estado de abandono e flagelo social que vivemos em Roraima. Vai ver que nessas horas nossos queridos partidos resolvem assumir uma posição ao lado da classe trabalhadora, ao menos publicamente.

 

Armas e Exames psicológicos. Assim atuam os Deputados Estaduais.

A sessão da última terça-feira (06/12/2021) foi marcada por posições unânimes de 17 Deputados Estaduais que se encontravam em Plenário. Em um primeiro projeto os Deputados Estaduais aprovaram que o Estado será responsável por custear ao policial aposentado a continuidade do porte e da posse de arma. A Lei não fala se a arma será pública ou não?

Na mesma sessão, de parlamentares ordinários, aprovaram os ilustres representantes do Governo do Estado – acredito que assim devemos classificar esta legislatura – que trabalhadores de creches, escolas maternais e berçários terão que realizar dois exames psicológicos anuais. A deputada Aurelina Medeiros, singela autora do projeto, apoiado por 17 Deputados, inclusive parlamentares que se intitulam defensores dos trabalhadores, afirmou na defesa de seu projeto que “(...) os custos dos exames serão dos trabalhadores (...)”.

A uma polícia que vive a agredir filhos de trabalhadores pelas ruas da cidade, um presente bélico do Estado, aos profissionais da educação que cuidam de nossas crianças, exames psicológicos, no primeiro caso, a grana do Estado para atender os preceitos de violência, no segundo a grana é do trabalhador para que não seja atingido pela violência do desemprego. Revogação imediata destas medidas.

 

Fala Menino de Ouro

Eu acredito que a pecha de Dedo-Duro não seria designada ao Deputado Jalser Renier por revelar as acusações proferidas recentemente em plenário. Segundo o Deputado, rachadinhas, contratos superfaturados, fantasmas, gafanhotos, entre outros esquemas irrigam interesses financeiros de Deputados, tendo como fonte da farra o dinehiro público dos impostos pagos por nós trabalhadores. Precisamos que apresente os fatos à sociedade, dassim agiria o impávido “macho” e tenor de acordes graves. Caso isso não aconteça parecerá que o Deputado lançou apenas uma bravata para não ter seu mandato caçado em virtude das suspeitas de participação no crime contra um jornalista, caso esse investigado pelo MPE e pela Polícia.

Já o corregedor da casa, Deputado Nilton, deverá instaurar o inquérito investigativo, pois as denúncias de rachadinhas e contratos superfaturados devem ser averiguadas. Sugiro, a mesa diretora, que para garantir lisura pudesse contratar uma auditoria independente para apontar quem mente. Se Jalser Renier que acusa os antigos capachos de roubo de dinheiro público. Ou os capachos, agora de Deanrium, que afirmam que as acusações do Menino de Ouro não possuem fundamento. Será que veremos alguma melodia nova neste concerto. Fala Jalser!

 

Informo que a Coluna Tucandeira passará a circular 3 vezes na semana. As segundas, quartas e sextas-feiras. Sempre sendo publicada no alvorecer da vida, trazendo olhares questionadores de nossa realidade social e política. Excepcionalmente publicamos a coluna de hoje a noite. Na última semana problemas técnicos impediram que pudéssemos circular com nosso espaço de diálogo. Abraços e obrigado pela atenção.


BOM NOITE COM ALEGRIA.

28 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

20/12/2024

22/10/2024

08/10/2024

1 Comment


Jogealcast Cáceres
Jogealcast Cáceres
Dec 14, 2021

Boa noite amigo!

Obrigado por nos manter informados e atualizados!

Like
bottom of page